No joelho, há duas estrutura de formato semicircular composta por cartilagem fibrosa (fibrocartilagem) chamada menisco. Localizado entre o fêmur e a tíbia, pode-se dizer que está entre as regiões que chamamos de côndilos femorais e planaltos tibiais.
Sua função básica é servir como amortecedor, lubrificador, estabilizador e distribuidor de carga dentro da articulação, recebendo e dissipando os impactos que o joelho é submetido ao longo do dia. Evitando desgastes ósseos e cartilaginosos, o menisco é considerado essencial para o bom funcionamento da área que está localizado.
Por ter uma grande exigência do corpo, há um grande risco de lesões. Grande parte delas são comumente desenvolvidas em atletas, já que surgem devido a pancadas fortes no joelho, fato esse que está presente na maioria dos esportes. No entanto, é possível que algumas situações do dia-a-dia também lesionem a região, como: virar muito rápido o corpo sobre uma perna, fazer agachamentos muito fundos, levantar muito peso utilizando as pernas ou até mesmo ao prender o pé enquanto caminha.
Por ser uma estrutura complexa, ela pode apresentar diferentes tipos de lesão. Entre eles: horizontal, degenerativa, oblíqua, longitudinal, em alça de balde, radial, complexa, em rampa, da raiz e extrusão. Para cada uma, são indicados diferentes tratamentos que devem ser orientados por um ortopedista.
Claro que tanto o diagnóstico quanto o tratamento dependem de fatores externos, como a idade e a demanda do paciente. Ademais, pessoas com excesso de peso, artrite, artrose ou outro problema que afete a articulação dos joelhos também correm o risco de terem uma inflamação, desgaste ou ruptura do menisco.
Mas, como identificar uma lesão nessa área? Pode-se dizer que o principal sintoma é a dor na parte lateral do joelho, dependendo de qual menisco foi acometido.
Quando o tratamento não é realizado, é possível que exista um agravamento da lesão, podendo levar a formação de artrose precoce no joelho afetado. Por isso, caso você esteja sentindo esse tipo de dor, o melhor a se fazer é procurar um especialista em joelho para receber uma orientação adequada.
Para mais informações sobre o Menisco, clique aqui.