Mais um caso para nossa série de cirurgias de revisões de Ligamento Cruzado Anterior (LCA).
O Caso
O paciente, de 23 anos, é atleta de crossfit e sofreu uma lesão de LCA fruto de uma entorse de joelho ocorrida durante prática esportiva há cerca de três anos. Após o ocorrido, o paciente procurou atendimento e foi realizada a cirurgia de reconstrução de Ligamento Cruzado Anterior.
Sua evolução ficou aquém do esperado, a dor local e a instabilidade se mantiveram mesmo após o procedimento. Diante deste quadro, o paciente foi instruído a manter o trabalho de fortalecimento muscular, o que também não deu certo. Sem previsão de melhora, o mesmo nos procurou para tentar solucionar seu problema com um especialista.
O Diagnóstico
Após realizarmos o exame físico, ficou constatada a instabilidade local e falha da cirurgia prévia. Ao observarmos as imagens da ressonância solicitada, suspeitamos de um posicionamento inadequado do túnel femoral e foi proposto uma nova cirurgia para a correção.
O Procedimento
Durante o procedimento, realizado por visão videoartroscopia, foi confirmada a suspeita, como podemos ver nas imagens. Foi realizada a coleta de enxerto do terço central do tendão quadriciptal do próprio joelho e realizada nova reconstrução ligamentar com posicionamento anatômico do enxerto. O paciente evoluiu bem e foi encaminhado à fisioterapia no pós-operatório imediato.
Nas lesões ligamentares do joelho é primordial:
- Boa anamnese para entender o mecanismo de trauma e a demanda esportiva do paciente.
- Exame físico completo do paciente. (A indicação cirúrgica ou conservadora é feita com base na instabilidade encontrada. Nem toda lesão de ligamento precisa de cirurgia!)
- Exames de imagem adequados, principalmente para pesquisa de lesões associadas a serem tratadas concomitantemente.
- Técnica cirúrgica adequada, individualizada, de acordo com a necessidade de cada paciente.
- Reabilitação adequada, com fisioterapeuta e educador físico habilitados.
E lembre-se: Procure sempre um especialista!