A artroscopia consiste em um pequeno procedimento cirúrgico, onde o ortopedista é capaz de observar e identificar lesões no interior da articulação do joelho, sem grandes cortes na pele.
Todo o procedimento é feito por meio de artroscópios, pequenos tubos finos equipados com uma câmera na ponta, permitindo a observação da estrutura interna. Por vezes, quando a lesão já é conhecida, o procedimento pode ser feito para corrigir pequenas lesões no menisco, cartilagem e ligamentos do joelho.
Vantagens da Artroscopia
A artroscopia de joelho possui uma série de vantagens, dentre elas podemos destacar o corte de tamanho menor, reduzindo o risco de complicações e acelerando o tempo de recuperação.
Quando a artroscopia é indicada?
Além de ser um método utilizado para diagnóstico, a artroscopia também é indicada para o tratamento de lesões articulares como:
- Lesões de Menisco ou cartilagens
- Reparo de tendões e instabilidade de joelho
- Biópsia de tecidos internos.
Como é a recuperação da Artroscopia de joelho?
Por se tratar de um procedimento pouco invasivo, a artroscopia do joelho é bem rápida(sua cirurgia dura em torno de 1 hora) e por isso o tempo de recuperação é bem acelerado.
Contudo, é importante salientar que o tempo de cicatrização e recuperação vai variar caso a caso, nem sempre será possível sair do hospital no mesmo dia.
Após o procedimento, é fundamental que você siga os passos abaixo:
- Fique de repouso por ao menos 4 dias, sem colocar peso na perna
- Mantenha sua perna elevada por 2 dias, no mínimo, facilitando o processo de redução de inchaço
- Aplique bolsas de gelo na região várias vezes ao dia por ao menos 3 dias, reduzindo a dor e o inchaço
- Tome os medicamentos receitados pelo seu médico nos horários marcados. Não se esqueça ou atrase
- Use muletas durante o período indicado, evitando apoiar o peso do corpo na perna operada
Em um segundo momento, seu médico lhe encaminhará para a fisioterapia, principalmente nos casos onde houve reparo em alguma estrutura interna da articulação. É de fundamental importância que você frequente as sessões e realize o acompanhamento fisioterápico até o final.
Lembre-se, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, consulte um médico especialista em JOELHO!