Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas e funcionam como um amortecedor interno da articulação do joelho, recebendo e dissipando as forças as quais a articulação é submetida. Entre outras funções contribuem também para um melhor encaixe da articulação, estabilidade e propriocepção.
Sua estrutura é um tanto quanto diferente, assemelhando-se a uma meia-lua, ou semicírculo. Este tem sido considerado cada vez mais uma peça chave para o bom funcionamento do joelho.
Localizado entre o fêmur e a tíbia temos o menisco medial e o menisco lateral. Confira aqui um pouco mais sobre ambos:
Menisco Medial
O menisco medial fica localizado na parte interna ou medial do joelho. Com estrutura semicircular, o menisco é fixado ao ligamento colateral medial do joelho. É pouco móvel, quando comparado ao lateral deslocando-se entre 2 e 5 mm para dentro da articulação. A falta de mobilidade o torna mais propenso a lesões.
Menisco Lateral
O menisco lateral situa-se na região lateral externa do joelho,. Este possui um formato circular e move-se de 9 a 11 mm para o interior da articulação. Em sua porção média passam o ligamento colateral e o tendão poplíteo. Por ter maior mobilidade tem uma chance menor de lesão.
Para que serve o menisco?
Como mencionado acima, a função principal do menisco é absorver o impacto sofrido pelo joelho. Contudo, sua função vai muito além. Ademais, a estrutura atua também na estabilização do joelho onde sua porção medial torna-se um importante anteparo entre o fêmur e a tíbia, auxiliando o ligamento cruzado anterior a estabilizá-los.
A perda dos meniscos devido a lesões extensas implica perda dessas funções, ocasionando lesões secundárias e podendo levar o joelho a uma artrose em médio prazo.