Antes de realizar qualquer procedimento no joelho é fundamental que o paciente informe-se com seu cirurgião sobre todos os aspectos. Falando em cirurgia no joelho, uma das questões mais fundamentais é a recuperação.
Pensando nisso, separei algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na boa recuperação de seu joelho. Confira aqui:
Os primeiros dias são fundamentais!
O chamado pós-operatório recente é uma das questões que mais gera dúvida em meus pacientes. Não há razão para medo. O procedimento é todo feito com amparo de uma equipe especializada e toda a segurança.
No hospital, logo após a cirurgia você receberá medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos injetáveis. Ao receber alta você continuará seu tratamento, agora em casa e via oral;
Junto a estes você também receberá orientações e medicamentos que evitam a trombose, caso indicados. É de fundamental importância que você siga a risca a prescrição médica.
Mantenha-se em repouso
Ao recuperar-se de uma cirurgia no joelho é fundamental que você mantenha-se em repouso pelo tempo indicado pelo médico. Não tente apoiar o pé no chão ou mesmo aplicar o peso corporal sob o joelho recém operado caso seja orientado a não fazê-lo.
Evite colocar qualquer almofada embaixo do joelho e mantenha sempre a perna esticada e elevada quando em repouso. Busque realizar os exercícios de respiração passados por seu médico ou fisioterapeuta quando indicados.
Foco na Fisioterapia!
Ao contrário do que muitos pensam a fisioterapia deve ser iniciada logo após a cirurgia de joelho. Progressivamente você notará uma redução da dor e inchaço e irá recuperar o arco de movimentação da articulação.
Logo no pós operatório (ou até mesmo antes da cirurgia) um fisioterapeuta capacitado deve ser procurado. É muito importante que você siga a risca o plano criado pelo profissional e respeite sua progressão.
é fundamental que você não falte suas sessões de fisioterapia e mantenha sempre a frequência indicada. Ah, não se esqueça de realizar os exercícios de casa para a complementação de seu tratamento.
Eu particularmente tenho um protocolo de exercícios que compartilho com meus pacientes de acordo com o tipo de cirurgia.
Fique sempre de olho nos curativos
A manutenção do curativo pós operatório é importantíssima para evitar possíveis complicações com a ferida operatória ou uma possível infecção cirúrgica. Separe sempre um momento no dia para a troca do curativo, feita sempre de forma asséptica.
Siga sempre as orientações de seu médico em relação ao banho. De forma alguma mantenha a ferida cirúrgica e só retire o curativo na hora de limpar. Ao contrário do ditado popular sua ferida NÃO precisa respirar.
O gelo no pos operatorio funciona com analgesico e anti-inflatorio local. Cuidado para não ferir a pele colocando diretamente, utilize um pano fino como proteção e nao deixe por mais do que 20 min por sessão.
Estas foram algumas dicas para a boa recuperação de uma cirurgia no joelho. Para mais informações e conteúdos acompanhe sempre o blog!