O Menisco
Os meniscos são fundamentais e funcionam como amortecedores, estabilizadores, e distribuidores de peso dentro da articulação do joelho.
Este consiste em cunhas móveis semilunares de fibrocartilagem, onde as fibras de colágeno dissipam as forças de compressão na articulação, diminuindo assim o impacto direto sobre a cartilagem articular.
Lesões
As lesões associadas ao Menisco geralmente são associadas ao desgaste progressivo, a osteoartrite, ou até mesmo a um trauma de alto impacto na região. Seus sintomas são bem característicos, marcados pela dor localizada, restrição de certos movimentos , inchaço e bloqueio.
A sensação de dor aguda é causada pela lesão do menisco, que por sua vez incide sobre a Cápsula Sinovial, e o inchaço se dá pela inflamação da Membrana Sinovial e pelo acúmulo de líquido na articulação.
Causas
As Lesões meniscais são comuns e podem ser tanto degenerativas, quanto traumáticas. As traumáticas ocorrem quando há forças de torção no joelho, e acontecem em pessoas mais jovens.
Já as degenerativas são fruto do desgaste progressivo em toda a articulação, e acontecem, na maior parte das vezes em pacientes acima de 40 anos de idade.
O Tratamento
O tratamento escolhido depende da localização, tamanho, tempo do ocorrido, idade e nível de atividade física do paciente. Este, pode ser tanto conservador, com gelo, repouso e fisioterapia, quanto cirúrgico.
Dentro dos tratamentos cirúrgicos, destacam-se a meniscectomia parcial ou total, e a sutura de menisco. todas são realizadas por artroscopia, cirurgia feita por vídeo, menos invasiva que a cirurgia aberta.
Hoje a tendência é preservar a maior parte de tecido meniscal possível, especialmente com a sutura de menisco. trata-se de uma sutura da região lesionada do menisco, feita por vídeo, onde busca-se preservar a região como um todo. Esta tem sido cada vez mais usada, devido a seus benefícios a longo prazo.
Dr. Rafael Mançãno
Médico Ortopedista
CRM: 52-96203-1