Muito se fala do uso de joelheiras para quem já tem uma lesão e sente dores na região do joelho. Contudo, a joelheira não se resume apenas na recuperação, também encontramos formas de uso que podem caminhar para um sistema de prevenção. No geral, elas servem para promover uma maior estabilização da articulação, protegendo a estrutura dos ligamentos de diversas formas, sendo reduzindo cargas de peso, evitando desvios ou até mesmo auxiliando no processo de cicatrização da região.
Quando o assunto se volta para esportes de alto rendimento, encontramos dois tipos de aparelhos comuns para determinado universo. São elas as joelheiras ortopédicas de faixa simples e as elásticas.
A primeira, em suma, é a mais popular por atender aqueles que almejam um melhor condicionamento para levantar pesos. De certa forma, pode-se dizer que ela é apenas uma faixa elástica que é posicionada ao redor do joelho, formando uma espiral, ajudando a evitar possíveis lesões. No mais, seu uso feito de maneira incorreta pode acarretar em uma pressão excessiva da patela contra a cartilagem do fêmur, causando danos para a estrutura.
Já a segunda, pode ser mais comum entre esportistas que praticam as atividades relatadas no início desse texto, com níveis que variam de média a alta intensidade. Sua função é entregar o suporte necessário à região para evitar lesões, auxiliar no tratamento ou no alívio de sintomas de patologias, realizada pela pressão promovida pelo material, em conjunto com almofadas, amortecedores e hastes, estabilizando o joelho do paciente e promovendo maior liberdade de movimento.
Dessa forma, é indiscutível que as joelheiras ortopédicas são um excelente recurso para cuidar da saúde do joelho, em especial de pessoas que realizam atividades físicas e aquelas que já sofrem com algum tipo de problema. No entanto, seu uso indiscriminado é extremamente contra indicado, sendo de suma importância uma consulta com um especialista para ter a indicação correta do melhor tipo de joelheira a ser usada, ou até mesmo se não existe nenhuma contraindicação para o uso.
Por fim, se você pratica ou pretende começar a praticar exercícios ou algum esporte, se apresenta alguma doença ou problema que afeta os joelhos, e ainda sente dores nessa articulação, é importante procurar por um especialista, para que você tenha a certeza de estar usando o equipamento certo, que de fato protegerá os seus joelhos sem trazer riscos de outras lesões. Afinal, esse equipamento é um auxiliar importante no tratamento e na prevenção, reduzindo as chances de lesões, minimizando dores e trazendo mais qualidade de vida para as pessoas.