Todos os dias, recebo inúmeros pacientes que se queixam de dores que os acometem em lugares específicos ou apenas em determinadas situações, buscando uma resposta precisa no consultório com o pensamento de que o exame seria uma mera formalidade. No geral, pela minha experiência na área e especialidade, consigo prever algumas possibilidades com grau de acerto extremamente satisfatório. Mesmo assim, os exames ajudam a identificar com muito mais precisão o que o exato quadro do paciente.
Desse modo, discutiremos hoje aqueles que costumam se queixar de dores ao fazer o movimento de dobra no joelho.
A princípio, seguimos a lógica básica estrutural do joelho que pode levar à conclusão do quadro. Desse modo, reconhecemos as importantes e constantes funções dessa região que sofre desgastes com o tempo, o que pode motivar a tal dor apontada. No entanto, os problemas podem ser diversos, atingindo estruturas como ligamentos, tendões, músculos e/ou até os próprios ossos. Dessa forma, resumimos a 10 possibilidades que serão afuniladas de acordo com o relato do paciente:
1. Lesão de cartilagem focal – A cartilagem tem por responsabilidade amortecer os impactos. Dessa forma, é ela que impede que haja um excesso de pressão sob um único ponto da articulação. Quando ocorre essa lesão, acaba por comprometer a articulação, fazendo com que o paciente comece a sentir dor no joelho ao dobrar e ao fazer outras atividades.
2. Rompimento de ligamento – Esse tipo de ruptura pode ocorrer devido a uma pancada forte ou torção nos joelhos durante a súbita mudança de direção. Nesse caso, o local em que o paciente costuma sentir a dor indica onde houve o rompimento. Em relação ao tratamento, isso pode variar de acordo com o tipo de rompimento e qual a gravidade do problema. No entanto, fazer uma compressa gelada por 20 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia, além de repouso e uso de muletas, pode ajudar na recuperação.
3. Tendinite – É um tipo de inflamação no tendão do joelho, sendo que o sintoma mais característico desse problema é a dor no joelho ao esticar a perna. No geral, pode ocorrer devido ao desgaste natural da articulação ou com o impacto de atividades físicas, sendo mais comum em idosos e atletas profissionais.
4. Bursite – Nada mais é que a inflamação da bursa, que é um bolsa pequena que detém um líquido que funciona como amortecedor. No entanto, o joelho tem cerca de 11 bursas, sendo que atividades repetitivas que exigem a dobra do joelho, podem incidir nesse problema. Inclusive, esse movimento repetitivo pode provocar a bursite pré-patelar, a qual ocasiona dor na parte superior do joelho, além de inchaço.
5. Osteoartrose – É um tipo de doença reumática, a qual gera a degeneração da cartilagem do joelho. Por consequência, diminui a quantidade, qualidade e espessura dessa cartilagem. Sobre o tratamento, o médico pode indicar o uso de algum analgésico e anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia ou até mesmo indicar uma injeção de corticoide ou ácido hialurônico.
6. Artrite reumatoide – nada mais é que uma doença autoimune, inflamatória e crônica, a qual provoca rigidez, inchaço e dor nas articulações. Nesse caso, além de dor no joelho ao dobrar, o paciente costuma sentir ainda mais dores nos primeiros minutos da manhã, mas melhora com o decorrer do tempo.
7. Síndrome da banda iliotibial – O joelho pode estar suscetível também a síndrome da banda iliotibial, que é quando o paciente sente uma dor na lateral do joelho. Além disso, na maior parte das vezes, a síndrome tem ligação com a fraqueza e a má flexibilidade muscular, bem como erros de treinamento. A princípio, essa síndrome oferece uma dor mais fraca, mas que pode sim aumentar de intensidade com o passar do tempo.
8. Lesão no menisco – A lesão no menisco também é uma das possíveis causas de dor no joelho ao dobrar. Na grande maioria das vezes, a lesão no menisco ocorre devido a alguma atividade física ou pela degeneração natural. Nesse último caso, o problema tende a acontecer com mais frequência em pessoas por volta dos 40 anos de idade.
9. Problemas na patela – A patela também está suscetível a alguns problemas que podem ocasionar dor no joelho quando dobra, como é o caso da condropatia patelar. A condropatia patelar ocorre quando há desgaste da articulação em volta da patela, mas o paciente também pode sofrer do amolecimento da cartilagem da patela.
10. Cisto de Baker – é um caroço que se forma atrás do joelho, na articulação, devido ao acúmulo de líquido. Nesse caso, o cisto de Baker pode causar inchaço, rigidez e dor no joelho ao dobrar.
Você está precisando de uma avaliação, de um profissional especialista em joelho?
Entre em contato com nosso atendimento (21) 99888-1177 que irei te ajudar.
👨⚕️ Dr. Rafael Mançãno, o seu especialista em joelho!
🌍 www.especialistajoelhorj.com.br