A osteoartrite ocorre quando a cartilagem das articulações degenera, podendo afetar qualquer parte do corpo. Incluindo coluna, joelhos e quadris.
Afeta mais os joelhos e quadris porque o peso do corpo está afetando, principalmente essas duas áreas, sendo chamadas articulações de carga.
Em outras palavras, a osteoartrite não é apenas uma doença que afeta apenas pessoas mais velhas, mas também pode acontecer com pessoas mais jovens.
De forma geral e com o agravar da doença o paciente pode apresentar dores, inchaço, limitação de movimento e até deformidade na articulação acometida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é considerada a quarta doença que mais diminui a qualidade de vida dos pacientes. Ela pode acometer uma única ou diversas partes da articulação e, sem o histórico de outras complicações, tende a acometer os indivíduos a partir da quarta década de vida, mas estes não necessariamente apresentam os sintomas clínicos da doença.
O processo degenerativo normalmente é lento e progressivo e, na ausência de tratamento, tende a piorar consideravelmente com o tempo. Até então não existe cura para a artrose, mas os tratamentos podem postergar a progressão da doença, bem como aliviar a dor e melhorar a função da articulação e qualidade de vida do paciente.
A osteoartrose pode ser classificada em formas primária (ou idiopática) e secundária.
Nas formas primárias, não se identificam fatores predisponentes; já nas formas secundárias, distinguem-se claramente fatores locais ou sistêmicos (metabólicos, anatômicos, traumáticos, inflamatórios) que modificam as características articulares necessárias para o adequado desempenho funcional.
Os principais sintomas da osteoartrose são: dor, rigidez matinal de curta duração, limitação de movimento e, nas formas mais graves, instabilidade ou deformidade da articulação acometida.
A osteoartrose é uma doença frequente, cuja prevalência vem aumentando devido ao envelhecimento da população mundial. Essa disfunção articular causa importante impacto na qualidade de vida do indivíduo e prejuízo social, decorrente de frequentes faltas ao trabalho e aposentadoria precoce.
Os principais tratamentos para a artrose no joelho incluem:
- Medicamentos condroprotetores – buscam estacionar a evolução da doença.
- Viscosuplementação – Atua lubrificando e nutrindo a cartilagem remanescente.
- Medicamentos analgésicos- O alívio na dor facilita o engajamento na reabilitação
- Exercícios para fortalecimento muscular – A medida mais importante do tratamento conservador.
- Fisioterapia;
- Cirurgia;
Como prevenir a osteoartrite?
- Fazer exercícios para fortalecer os músculos que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta.
- Manter uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos, são algumas formas de ajudar a prevenir a osteoartrite.