Se você é portador ou conhece alguém que é portador de algum tipo de lesão de menisco sabe o quão incômodo pode ser. Em muitos dos casos, para aliviar a dor e recuperar a qualidade de vida do paciente, faz-se necessário um procedimento cirúrgico, seja ele a meniscectomia ou a sutura de menisco.
Independente do procedimento escolhido pelo MÉDICO ESPECIALISTA, que varia de caso a caso, o processo de recuperação da cirurgia de menisco sempre gera dúvidas. Pensando nisso escrevi um artigo sobre o assunto. Confira aqui:
Como é feita a recuperação?
Primeiramente é preciso salientar que o tempo de muletas, alívio de dor e retorno às atividades físicas no período pós operatório vai depender de fatores como idade, força muscular, nível de atividade, tipo de lesão entre muitos outros.
Quando realizada a meniscectomia, parcial ou total, a recuperação é no geral rápida, permitindo que o portador da lesão possa sair andando tranquilamente após a realização do procedimento com auxílio de muletas. A retomada das atividades desportivas acontece entre 3 e 4 semanas após a cirurgia.
Já na sutura meniscal, o tempo de recuperação é um pouco maior. Em geral, inicialmente o paciente necessitará de apoios parciais para locomoção nas primeiras 4 a 6 semanas.Estima-se que são necessários 3 meses para o retorno completo das atividades esportivas.
Fisioterapia ajuda?
Após a realização de qualquer procedimento no menisco, você necessariamente passará por um período de recuperação. A fase de Fisioterapia é FUNDAMENTAL para a recuperação completa do movimento do joelho e principalmente da qualidade de vida. Por isso, vá sempre que puder à fisioterapia, tome seus remédios e faça seus exercícios em casa.
Assim você evita riscos de sequelas, melhora sua qualidade de vida e de quebra acelera o processo de recuperação!