É muito comum pacientes que vão realizar o procedimento de artroplastia total do joelho terem dúvidas quanto à cirurgia. Pensando nisso, separei as 3 questões mais comuns sobre o assunto. Confira aqui:
O que é a artroplastia total de joelho?
A cirurgia de prótese de joelho – ou artroplastia total de joelho – é um procedimento onde a cartilagem desgastada do joelho é cortada e substituída por uma prótese composta por variados componentes, cada uma terá uma função na estabilização da articulação.
Quem deve fazer o procedimento?
Por se tratar de um procedimento invasivo, a cirurgia de prótese de joelho só é indicada para pacientes que sofrem de dor e desgaste da articulação em graus elevados.
Antes de realizar o procedimento, é fundamental que sejam tentados todos os tratamentos conservadores. Com a cirurgia se tornando uma opção somente após a falha destes, principalmente nos casos onde o paciente deseja retomar uma vida ativa.
Quanto tempo demora a recuperação?
Inicialmente você ficará cerca de 2 a 3 dias internado(a). Você dará início a seu processo de recuperação já no próprio hospital, no dia seguinte a sua cirurgia, acompanhado de profissionais qualificados.
O procedimento é bem seguro, você já sairá do período de internação com uma grande autonomia e segurança em seus movimentos. Quando bem realizados o procedimento e reabilitação, a probabilidade do paciente recuperar sua qualidade de vida é alta.
O tempo total da recuperação varia de acordo com o tratamento dado no pós operatório, o trabalho em conjunto da equipe médica e de fisioterapeutas qualificados vai ditar o tempo de reabilitação.
Não é possível precisar o tempo necessário à reabilitação da prótese de joelho, contudo é fato que alguns simples hábitos (como tomar seus remédios na hora certa e realizar as sessões de fisioterapia regularmente) influenciam muito no ritmo da recuperação.
Por isso, busque sempre se consultar com um médico especialista em joelho, somente ele é capaz de diagnosticar e tratar com precisão patologias e lesões na articulação.