Sabemos que a Covid 19 pode gerar complicações diversas além das respiratórias. Segue aqui o relato de um caso tratado por nós de ossificação heterotópica em joelho esquerdo devido Covid 19.
O paciente, 42 anos, passou por internação prolongada em CTI fruto das complicações causadas pelo Coronavírus, sendo necessária a utilização de ventilação mecânica. Após longo período e com o quadro de melhora clínica, foi dada a alta hospitalar. Ele nos procurou com uma queixa inicial de dor e sensação de “caroço” em seu joelho esquerdo. Após a realização de exame físico e de imagem foi diagnosticada a Ossificação Heterotópica volumosa e proposto tratamento cirúrgico.
Mas afinal, o que é essa tal de Ossificação Heterotópica?
A ossificação heterotópica é definida como a formação de ossos em tecidos onde não há propriedade para calcificação e formação de osso, como músculos e tecidos conjuntivos. A patologia tem – em geral – uma evolução benigna, contudo pode causar a redução da amplitude de movimento, dor e é principalmente um fator complicador em qualquer tipo de recuperação.
O paciente foi rapidamente operado e o problema corrigido. Hoje ele encontra-se em fase de reabilitação e já realiza frequentemente sessões de fisioterapia.
Apesar de não relacionado diretamente com a doença, a ossificação foi facilitada pelo período de internação em CTI. Por isso é de fundamental importância a prevenção da doença.
Se puder, fique em casa! Caso não possa, use sempre máscara e lave as mãos frequentemente com álcool gel!