A cirurgia de artroplastia total de joelho consiste na substituição da articulação afetada por uma prótese de metal e polietileno, fixada diretamente ao osso. Esta é frequentemente utilizada no tratamento da artrose de joelho.
Esta é uma das cirurgias de joelho que mais evoluiu durante os últimos anos, devido ao progresso nos implantes e avanços na medicina ortopédica que facilitaram o procedimento.
Quando a cirurgia é recomendada?
Existem diversos motivos para a recomendação da artroplastia de joelho, confira aqui os principais:
- Dor intensa e rigidez na região do joelho ao realizar tarefas cotidianas, limitando as atividades diárias
- Dor moderada ou grave no joelho em repouso, independente da hora
- Inflamação crônica da articulação do joelho
- Deformidade no joelho com possível arqueamento para dentro ou para fora
- Ausência de melhora com tratamentos normais, como medicamentos anti-inflamatórios, corticoides, fisioterapia e outros
Riscos e complicações
Os riscos da artroplastia de joelho são basicamente a infecção da ferida operatória e uma possível trombose venosa profunda. Felizmente, ambas possuem uma prevalência bem pequena, ocorrendo em apenas 2-4% dos procedimentos.
Contudo existem uma série de maneiras de prevenção dessas complicações, como a deambulação precoce, tratamento profilático com antibióticos e o uso de anticoagulantes.
Reabilitação e recuperação
O tempo médio de internação para a cirurgia de prótese de joelho é de 2 a 3 dias, durante os quais você irá iniciar seu processo de reabilitação. Já no dia seguinte o paciente é liberado para pisar no chão e caminhar assim como ativação da mobilidade da articulação.
Não se pode dar um tempo exato de recuperação da artroplastia total de joelho, ele vai variar de acordo com a gravidade da patologia. Quando bem implementadas e reabilitadas, as próteses de joelho tendem a ter uma boa resposta, recuperando a qualidade de vida do paciente no menor tempo possível.