A Tendinite é uma das principais causas de dor no joelho. Está é caracterizada, basicamente, pela inflamação do tendão causando lesão nas fibras e espessando toda a estrutura.
Afinal o que é essa tal de tendinite?
O termo tendinite é utilizado em casos específicos onde há um claro processo inflamatório, e geralmente agudo, presente nos tendões. A patologia é uma das mais comuns, e apesar de muitas vezes parecer inofensiva, pode ser fonte de incapacidade, dor, e um fator grave de piora da qualidade de vida, principalmente daqueles que praticam esportes frequentemente.
A doença acomete homens e mulheres na mesma taxa, e atletas que praticam esportes envolvendo saltos estão mais propensos a patologia. Dentre os principais tendões destacam-se o patelar, o tendão do músculo do quadríceps, o trato tibial, e dos músculos pata de ganso.
As diferentes fases da tendinite
A Primeira fase
Aqui a patologia aparece apenas como forma de desconforto, principalmente após a realização de atividade física. Nesta fase, o indivíduo ainda é capaz de finalizar seu exercício mesmo com o incômodo.
A Segunda fase
O indivíduo já sente a dor, que normalmente é bem localizada em um ponto do joelho (dependendo de qual tendão foi acometido) no início da atividade e pode ou não perceber um inchaço no local, ao final do treino. Nesse momento a dor não desaparece imediatamente após o término do exercício, mas ainda não é suficiente para incapacitar a maioria das pessoas.
Aqui o portador já sente a dor, localizada em um ponto específico do joelho ao realizar seus exercícios e não desaparece ao final da atividade física. Pode-se também notar um pequeno inchaço da articulação. Neste estágio, ainda a dor apesar de constante não é incapacitante.
Terceira fase
A última fase trata-se do quadro mais crônico, onde as fibras do tendão encontram-se em processo inflamatório. Neste caso há dor até em movimentos leves, e rotineiros como subir e descer. Raramente o paciente é capaz de continuar sua rotina de exercícios devido a dor intensa no local.
Sintomas da Tendinite
De fato, a dor é o fator de maior destaque como sintoma da tendinite, e a região acometida vai depender do tendão afetado. Confira aqui um pouco mais:
Dor na região frontal
Em geral, quando há um quadro de dor na parte da frente do joelho há também uma inflamação do tendão quadricipital ou tendão patelar. Essa dor é mais frequente ao realizar saltos, principalmente ao aterrissar.
Dor na região de fora do joelho
A dor localizada na face lateral de fora do joelho é associada a inflamação do trato iliotibial ou o bíceps femoral, localizado na região lateral e ligeiramente na face de trás do joelho.
Dor na região de Dentro do Joelho
A inflamação do tendão pata de ganso ( três músculos localizados na coxa, e que se inserem na parte interna do joelho. Além da dor, há também o inchaço das bursas e a impossibilidade de executar movimentos com o joelho.
Tratamento da Tendinite
De forma geral o tratamento para a tendinite de joelho tende a ser consevador, onde a Fisioterapia tem um papel fundamental na redução da dor, inchaço e na recuperação do arco de movimento e qualidade de vida de seu portador.
Como tratamento complementar, são prescritos anti inflamatórios ( principalmente nas fases agudas) e GELO. Este também tem papel fundamental na recuperação da patologia.