A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior é uma das mais comuns no mundo dos esportes, consistindo na ruptura total ou parcial do ligamento. Na maior parte das vezes, faz-se necessário um procedimento cirúrgico para a recuperação completa, principalmente em pacientes com alto nível de atividade física.
Procure um Profissional Qualificado e Certificado
Procure sempre um médico ortopedista titulado pelas Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia (SBOT) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) .
Comece a se Preparar Antes mesmo da Cirurgia
Antes mesmo do procedimento acontecer, você pode realizar alguns simples exercícios que auxiliam na recuperação e na prevenção de algumas possíveis complicações do procedimento.
Não coloque almofadas ou apoios embaixo do Joelho
Nunca coloque almofadas, rolos, travesseiros ou qualquer outro apoio de qualquer tipo embaixo do joelho. É necessário que este esteja sempre esticado para a melhor cicatrização da cirurgia e não haver perda de arco de movimento.
Busque um bom Fisioterapeuta
Peça ao seu médico a indicação de um fisioterapeuta de confiança, pois esse será fundamental no processo de recuperação da lesão. Uma reabilitação mal realizada pode por em risco todo processo.
Não tenha pressa
A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior é algo extremamente delicado, logo sua recuperação se dá de forma lenta. O tempo médio para o retorno às atividades esportivas é de nove meses, e mesmo assim é feita de forma gradual. A musculação, corrida e bicicleta são fundamentais previamente ao retorno esportivo e devem ser guiadas pelo cirurgião.
Estas são algumas dicas para a boa recuperação do procedimento de Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior. Inscreva-se no nosso site e seja o primeiro a saber das novidades.